Albino Maia, inicia o fabrico manual e artesanal de pincéis num anexo em sua casa, lugar esse onde também servia de guarda de animais, em Arcozelo, lugar das Grades Verdes, Vila Nova de Gaia.
Um homem, uma empresa, uma história, três gerações...
Nos inícios dos anos vinte, Albino Maia, por iniciativa própria, principia o fabrico de pincéis e trinchas num pequeno anexo em sua casa. A empresa foi fundada em 1926 e ao longo dos 95 anos de actividade, conseguimos transformar algo tão simples como uma escova num produto muito técnico e complexo.
Para nós, “escovas” é, uma longa e orgulhosa tradição.
Em resumo, sempre baseámos a nossa actividade em três pontos fundamentais: na vida, como dádiva de Deus que temos de saber merecer e preservar, com respeito, por tudo o que nos rodeia; nos Clientes e Fornecedores, que nos merecem todo o respeito e a quem sempre tratamos com a honestidade, que tal nos infunde na defesa dos seus interesses, para que possam continuar a confiar em nós; nos nossos Colaboradores e Amigos, que, com o seu saber e honestidade, tudo fizeram e fazem no sentido da preservação do prestígio de que hoje desfrutamos.
MARCOS CRONOLÓGICOS
1924
1926
Nasce a empresa em Arcozelo, Vila Nova de Gaia, para alargar a produção de pincéis e acrescentando as trinchas e outros produtos acessórios de pintura.
1947
O crescimento no seu volume de negócios, com 20 colaboradores, faz com que exista uma necessidade obrigatória de se expandir, construindo umas novas instalações, tendo sido a primeira empresa a ser constituída na freguesia de Gulpilhares, Vila Nova de Gaia.
1949
Inicia o fabrico de vassouras e escovas, diversificando assim os produtos fabricados na conquista de novos mercados.
1950
O sentido ascendente de vendas, exigiu a um aumento da mão de obra, chegando a 60 colaboradores. Aliado a este crescimento, e sendo até então tudo fabricado de forma manual, adquire equipamentos automáticos, Josef Baer, para mistura de cerdas e fibras naturais utilizadas no fabrico dos seus produtos.
1967
Sendo até então o método de fabrico manual, a empresa adquire a sua primeira maquina automática para fabrico de vassouras, escovas e escovões, sendo a primeira maquina Zahoransky em Portugal. Nos anos seguintes adquiriu mais quatro maquinas e equipamentos complementares.
1977
A empresa sofre alterações na sua denominação social e tipo de sociedade, mantendo, empresa e capital, unicamente familiar. A segunda geração, Fernando Maia imprimiu um novo dinamismo à actividade desenvolvida e tornou a empresa numa referência da indústria de escovas nacional.
1980
Na década de 80, salienta-se um período de grandes dificuldades causadas pela feroz concorrência e pelo elevado número de colaboradores no activo. Tendo a honestidade e transparência sido factores de confiança para com os nossos colaboradores e parceiros de negócio.
1986
Dada a exigência de mercado, conjugada com a experiência adquirida ao longo dos anos, inicia-se com êxito a produção de escovas técnicas e industriais.
1991
Falecimento do sócio-fundador, Albino Maia.
1992
Reformulação de todo o layout da empresa, desde obras de adaptação de instalações, aquisição e substituição de equipamentos produtivos e administrativos, reforma dos quadros da empresa, política de gestão comercial e até mesmo introdução de novas gamas de produtos.
1997
A ambição e o desejo de muitos anos aliados ao orgulho profissional, leva-nos à criação de uma indústria, MAIA – Indústria de Monofilamentos, com um investimento histórico, montagem de uma linha completa de fabrico de monofilamentos de PVC, a sua principal matéria-prima.
2000
Nasce, MAIA – Indústria de Injecção de Termoplásticos, como complemento final de investimento na área dos plásticos, juntamente com a aquisição de moldes de injecção de design inovador.
2002
Primeira participação no salão de exposições, Exposalão – Batalha. Tendo nos anos seguintes participado em cinco feiras anuais nacionais (Exposalão, FIL e Exponor) e uma internacional, Madrid – Espanha.
2006
Terceira geração da família Maia assume o comando, nasce o Grupo MAIA ®, uma nova clarificação dos objectivos do grupo de empresas, levou à integração e fusão das mesmas no sentido de potencializar mais fortemente a competitividade no mercado.
2009
Sob a máxima «nem um só mercado, nem um só cliente, nem um só produto», o Grupo MAIA ® desenvolve uma estratégia de verticalização do negócio, com o objectivo de alcançar a liderança nos produtos técnicos e industriais.
2017
Mudança para novas e modernas instalações para a Zona Industrial de Ovar.
Conclui depois dos longos anos nesta actividade, que, afinal o nosso produto final era apenas uma matéria-prima.
O mais autêntico foi ter ensinado gerações de homens e mulheres.
Fundador, Albino Maia
(1906 – 1991)